quarta-feira, 20 de julho de 2011

capítulo 7: run to the hills, here comes Black Sabbath

Não bastava ser técnico como o blues. Não bastava ser virtuoso como o jazz. Não bastava ser rápido como o rockabilly. Não bastava ser lisérgico como o psicodelismo. Ainda faltava ao hard rock um algo a mais. Um ar de protesto em plena Guerra Fria, com uma pitada de deboche, por vezes. Nascia, nos porões de um casarão da cidade inglesa de Birmingham, a banda que, me arriscaria dizer, foi a segunda banda mais influente da história do rock, imediatamente atrás dos Beatles. Mais que isso: a sonoridade sombria e soturna do Earth inauguraria o ramo de vertentes mais consistente do rock, ao qual hoje conhecemos por metal.

Black Sabbath: Bill Ward, Ozzy Osbourne,
Tony Iommi e Geezer Butler
Anthony "Tony" Iommi e William "Bill" Ward, respectivamente guitarrista e baterista do Mithology, certa vez, leram em uma loja o anúncio de um jovem cantor que desejava criar uma banda. O tal cantor, segundo Iommi (que estudou na mesma escola que ele), era "um completo inútil e péssimo vocalista", mas como eles queriam logo formar uma nova banda, acabaram aceitando a proposta. O tal cantor, John "Ozzy" Osbourne (Prince of fuckin' Darkness, se você assim o preferir), trouxe com ele mais dois guitarristas de sua antiga banda, Jimmy Philips e Terence "Geezer" Butler, tendo esse último assumindo o baixo para que a banda não contasse com um excesso de guitarristas. O Polka Tulk Blues Band, mais tarde encurtado para Polka Tulk, era uma banda essencialmente blues - tanto que até um saxofonista, Alan "Aker" Clarke, entrou no grupo. Philips e Clarke, no entanto, decidiram sair logo da banda, que teve seu nome mudado pra Earth, em 1968. O nome Black Sabbath veio de uma canção homônima composta por Geezer para o debut, que viria a ter o mesmo nome. A música é baseada no conto de terror I Tre Volti della Paura, do italiano Mario Bava, e transmitido nos EUA e na Inglaterra sob o nome que viria a ser da música. Os quatro primeiros discos da banda, ainda em sua formação original, Black Sabbath, Paranoid (1970), Master of Reality (1971) e Vol. 4 (1972) resumem-se em quatro dos maiores clássicos do heavy metal de todos os tempos.

Heavy metal... de onde surgiu tal expressão, que até aparecer com o Sabbath era insignificante? A primeira pessoa a fazer referência ao termo heavy metal, muito embora ainda dissociado do estilo em si, foi o escritor britânico William S. Burroughs, que atribuía o nome às drogas pesadas e seus respectivos usos. Na cultura hippie, o termo heavy era sinônimo de um som pesado. Por isso, toda aquela crueza inserida pelo Black Sabbath foi apelidada, anos mais tarde, de heavy metal. O estilo que ali surgia era basicamente um hard rock mais vibrante e rápido, porém menos virtuoso. A presença de palco viria a se tornar peça fundamental da consolidação da vertente ao vivo, em detrimento das características muitas vezes meramente visuais das bandas de hard. É bom também salientar que a aparente simplicidade do heavy metal fez surgir estilos ainda mais rápidos, técnicos e agressivos que ele próprio, como veremos em capítulos posteriores.

Judas Priest: Ian Hill, K. K. Downing, Scott Travis,
Rob Halford e Glenn Tipton
Ainda na Inglaterra, e ainda na cidade de Birmingham, viria a surgir outra as maiores expoentes do heavy metal por todo o mundo. O Judas Priest nasceu em 1969, sendo inicialmente formado pelo vocalista Al Atkins, o guitarrista K. K. Downing, o baixista Ian Hill e o baterista John Ellis. Responsáveis por discos memoráveis como British Steel (1980), Screaming for Vengeance (1982) e Painkiller (1990), assim como os hits Painkiller e Breaking the Law, o Judas Priest já foi (ou ainda é) a banda de personagens míticos da história do rock, como Tim "Ripper" Owens (ex-Iced Earth, atualmente com Yngwie Malmsteen), Glenn Tipton - que, junto com K. K. Downing, formou uma das duplas mais épicas e certamente uma das mais lembradas da história do rock - e Rob Halford, não raro figurante das listas dos melhores vocalistas da história. A grande sacada do Judas Priest foi aliar a sonoridade pesada e sombria do Black Sabbath com a melodia de Cream e Led Zeppelin, da década anterior. E não foi genial no sentido restrito apenas à sonoridade da banda, ou do acréscimo sempre bem-vindo ao som heavy metal surgido anos antes. O Judas Priest desencadeou uma grande mania, o heavy metal, que ainda se mantinha restrito à Inglaterra, embora algumas poucas bandas de fora fizessem um som parecido.

O movimento punk

A juventude européia estava bastante revoltada com a síndrome da Guerra Fria, que assolava em particular a Inglaterra desde o final da Segunda Guerra Mundial. Cansados da monotonia de composições progressivas e do non-sense psicodélico, alguns grupos de jovens resolveram cortar seus cabelos no estilo moicano (uma civilização que se desenvolveu na região da Polinésia, no sul do Oceano Pacífico, e que utilizava cortes de cabelo pouco usuais, com as laterais totalmente carecas e a faixa central preservada), rasgar suas roupas e difundir a teoria anarquista de Marx - não com o mesmo cuidado, claro. Nascia ali o movimento mais rebelde da história da música, o punk.

Ramones: Johnny Ramone, Tommy Ramone,
Joey Ramone e Dee Dee Ramone
O punk rock é caracterizado por acordes simples, quase sempre repetidos em toda a extensão da música - que por sua vez é curtíssima, raramente ultrapassa os quatro minutos -, letras que pregam a rebeldia e a liberdade de expressão e atitudes bastante agressivas nos palcos. Tal sonoridade pode ser entendida como derivações dos sons que o The Stooges e o MC5 faziam nos anos 1960, embora tal som ainda não fosse puramente punk. o punk propriamente dito nasceu com o Ramones e seu auto-intitulado de 1976 - Ramones esses que se sustentariam como a maior banda do movimento punk, juntamente com o Sex Pistols, o The Clash e o New York Dolls.

Justamente por sua demasia em simplicidade, muitas bandas apoiaram seu som no punk rock surgido na década de 1980. A completa oposição com o psicodelismo e o progressivo - até porque essa oposição foi justamente uma das bases do punk - fazia improvável qualquer tentativa de fusão dos dois estilos, mas o recém criado heavy metal parecia bastante atraente para tal. A fusão da crueza dos Ramones com o melodicismo do Judas Priest resultaria em uma das bandas mais consagradas de todos os tempos, cuja história se confunde com a própria história do heavy metal. Tal banda seria o carro-chefe do movimento que talvez foi o mais significativo na história do rock mundial, que levou o heavy metal para todo o mundo, atingindo desde as geladas Suécia, com o Europe, e Rússia, com o Aria, até o nosso Brasil tropical, com o Witchhammer e o Sarcófago, bem como nossos hermanos argentinos, com o V-8, ou mesmo o Canadá, com os poderosos sons do Anvil e do Exciter. No entanto, tal movimento fica pro próximo capítulo...