quarta-feira, 6 de julho de 2011

berluc - reise zu den sternen (1979)

Da esquerda para a direita: Bert Hoffmann (guitarra), Ronnie Pilgrim (vocal), 
Tino Schulteis (baixo), Uwe Märzke (teclados) e Dietmar Ränker (bateria).




É complicado falar de cenários musicais em nações politicamente instáveis. As bandas que surgem nestas localidades costumam ser gritos de resistência que se manifestam pela via artística. Entre os anos de 1949 e 1990, enquanto o lado capitalista deslanchava com bandas de projeção internacional pelas facilidades de um mercado mais receptivo, a Alemanha Oriental apresentou uma cena tão modesta quanto seus índices de desenvolvimento e qualidade de vida.

Berluc é uma banda formada na cidade de Rostock, nordeste alemão, no ano de 1978. Seu debut Reise Zu Den Sternen traz um dos mais caprichados trabalhos de sintetização que já tive a oportunidade de ouvir. Os sujeitos musicais são explorados do começo ao fim de cada faixa sem cair na mesmice. Outro ponto positivo é o baixo grave e bem destacado que não faz o ouvinte passar raiva – quem nunca desejou comprar um disco com amplificador opcional só pra destacar o baixo originalmente abafado no estúdio por guitarras destrambelhadas e baterias que dão câimbra até em quem ouve?

Vamos às letras escritas em bom alemão: elas revelam um país drasticamente dividido e uma população cética quanto ao progresso das iniciativas de seu governo. Destaco estas mensagens porque, de certo modo, em vários outros cantos do mundo as populações viveram semelhantes medos e muitas ainda vivem o que ficou mal resolvido daquele contexto conturbado.

Feuer in der Welt (fogo no mundo) e Reise Zu Den Sternen (viajar para as estrelas) tratam da famosa corrida armamentista e espacial travada pelas potências de então. Tremenda loucura era construir foguetes a poucos quilômetros de distância de algumas vilas cujos habitantes mal tinham o que comer: a arte da capa, um capacete cor-de-rosa de astronauta, sugere que ainda era possível extrair graça e poesia de situação tão desesperadora.

O som é uma mistura de hard rock tradicional e rock progressivo. Impressionante o quanto os caras beberam de duas fontes sagradas chamadas Pink Floyd e Kraftwerk.

Track List
1. Hallo Erde, Hier Ist Alpha
2. Bleibe Sonne, Bleib
3. Alter Traum
4. Feuer in der Welt
5. Flugel
6. Computer 3-4-X
7. Du Bist Kein Mensche
8. Blaue Stunde
9. Reise Zu den Sternen

Baixe este disco aqui.