terça-feira, 7 de junho de 2011

metallica x megadeth: qual é a melhor banda?


Com a camiseta do Motörhead, James Hetfield e, com a camiseta do MSG, Dave Mustaine, outrora tocando juntos no Metallica




Headbangers, em geral, têm fama de caras turrões, que procuram treta por qualquer coisa. São aqueles caras que sempre andam em bando, com jaqueta de couro e uma bandana do Black Sabbath amarrada à cabeça. E algumas brigas ficaram famosas no meio, justificando tal fama: Ozzy Osbourne e Ronnie James Dio, já que este último "roubou" seu posto no Black Sabbath e, posteriormente, o baterista de sua banda, Vinny Appice; o mesmo Ozzy e sua recente peleja com o Iron Maiden, mais precisamente com Bruce Dickinson, em um circo também protagonizado por sua mulher e empresária, Sharon Osbourne; declarações ácidas e nem um pouco amigáveis entre os ex-companheiros de Dio, Vivian Campbell (guitarrista) e o próprio Dio, trocando "elogios" do tipo "ser humano mais desprezível que já viveu" (dito por Campbell) e "cuzão do caralho" (por Dio). Mas nenhuma dessas trocas de farpas ficou mais sobressalente no meio metal, a meu ver, do que a velha discussão entre os dinossauros do thrash metal, Metallica e Megadeth - mais precisamente, entre os dois líderes das respectivas bandas, o baterista Lars Ulrich e o guitarrista/vocalista Dave Mustaine.

Vamos aos fatos. Primeiro semestre de 1982, Los Angeles: uma banda nova surgia na cidade e, aos poucos, ganhava o status de pioneira em um estilo totalmente inovador à época. Lars Ulrich, filho de um tenista famoso na Dinamarca e que tinha pouco talento para o esporte, alguns anos atrás, havia conhecido a NWoBHM (New Wave of British Heavy Metal, Nova onda do Heavy Metal Britânico em tradução livre) e se apaixonado pelo movimento. Lars nunca escondeu que bandas como Blitzkrieg, Diamond Head e Saxon foram e ainda são suas principais bases a tudo que ele sempre sonhou em ser. E conseguiu ser, após fundar o Metallica, em 1981, coma ajuda de um moleque órfão, James Hetfield, que tocava guitarra e cantava em uma banda pequena, chamada Leather Charm, e que conheceu através de um anúncio em um jornal local.

Em janeiro de 1982, o Metallica já tinha uma música (Hit the Lights, fortemente baseada em Shoot Out the Lights, do Diamond Head) em uma coletânea, lançada por um amigo banger de Lars, Brian Slagel. Porém, o guitarrista solo à época, Lloyd Grant, era mais versado no blues, de modo que os solos soavam melódicos demais e agressivos - como o nome "thrash", que já havia sido aderido, sugeria - de menos. Em outro anúncio no mesmo jornal que conheceu Hetfield (e que, indiretamente, conheceu o baixista Ron McGovney, amigo de James), a banda recebeu um certo David Scott Mustaine, que viria a substituir Grant. Mustaine era conhecido por ser o guitarrista mais rápido da cena de Los Angeles, mas também por seus excessos nas drogas e na bebida.

No segundo semestre de 1982, o Metallica, que já havia feito alguns shows nos bares da cidade (e havia sido calorosamente aclamado em todos eles) já andava um tanto desgastado. Ron era um baixista demasiado lento para o estilo, e Lars havia conhecido um tal Clifford Lee "Cliff" Burton em um show de sua antiga banda Trauma. Sem maiores explicações, McGovney foi demitido, e Cliff assumiu o posto, sob a única condição de que a banda se mudasse para San Francisco, acatada pelos demais. Em um dado momento do show, Cliff começou a tocar um solo tão rápido e distorcido (ele usava um pedal de guitarra para aumentar a distorção) apenas dedilhando, tal qual faziam Geezer Butler (Black Sabbath) e Steve Harris (Iron Maiden). James achava impossível aquele som, tinha de haver algum truque ou alguma guitarra escondida atrás do palco. (Aconteceu algo semelhante comigo ao ouvir, pelas primeiras vezes, Anesthesia (Pulling Teeth), um solo de baixo do debut do Metallica, Kill 'em All. Eu podia jurar que aquele era um solo de guitarra... São distorções, de fato, fenomenais.)

O descontentamento com Mustaine, por parte de Ulrich e Hetfield, continuava. Suas composições no Kill 'em All e alguns riffs do segundo disco, Ride the Lightning, eram matadores, e por isso ele continuou. Mas seus excessos no palco estavam se tornando grandes demais: diz-se que, em certo show, Dave teria saído no braço com James, pois não aguentava se ver subjulgado - na visão dele - durante as performances. Em novembro, o Metallica já era considerada uma grande promessa. No festival conhecido como Metal Monday, a banda teve o seu show aberto por outra promessa da cena, o Exodus, que contava com um guitarrista cujo tutor era ninguém menos que o Mago Careca, Joe "Satch" Satriani - o tal guitarrista era Kirk Hammett. Em um primeiro contato, não soou tão impressionante como com Cliff, mas tal encontro seria fundamental alguns meses depois.

A gota d'água de Mustaine na banda foi quando ele, bêbado, durante a viagem entre San Francisco e New Jersey (onde a banda encontrara alguém que custeasse o tão sonhado primeiro disco), bateu a van em um jipe. Como o dinheiro de Johnny Zazula (o tal empresário) era pouco, e Mustaine já havia passado dos limites, este sugeriu que a banda encontrasse um substituto e demitisse Dave. Após ouvir algumas demos do Exodus, aquela banda que eles ouviram tocar meses antes, Hetfield e Ulrich sabiam que Kirk Hammett, aquele guitarrista, era o cara para o Metallica, visto que sua característica mais melódica se contrapunha perfeitamente aos riffs secos e diretos de James. Depois de um show em New York, no dia 9 de abril de 1983, Dave, totalmente bêbado, foi colocado dentro de um ônibus e mandado de volta para San Francisco.

Somente no dia seguinte, dado o estado deplorável no qual se encontrava, Mustaine sacou que ele estava fora do Metallica. É óbvio que ele não ficou nem um pouco contente com a notícia, e prometeu vingar-se de Lars, James e Kirk, formando uma banda que iria tirar todo o brilho e prestígio que o Metallica já havia conseguido. Nas palavras do próprio,
"Após ser expulso do Metallica, tudo que eu lembrava era que eu queria sangue. O deles. Queria ser mais rápido e pesado que eles."
O ponto máximo de todo o ódio que Mustaine adquiriu pelo Metallica talvez seja a composição de Mechanix, música que é de sua autoria, lançada no debut do Megadeth, sua nova banda, Killing is my Business... and Business is Good! Mechanix também foi adaptada pelo Metallica em uma versão mais cadenciada, The Four Horsemen. Seguiram-se daí várias trocas de farpas, inclusive entre os fãs que, não raro, comparam entre os dois clássicos maiores de ambas as bandas, Master of Puppets (1986, Metallica) e Rust in Peace (1990, Megadeth), para discutir qual deles é o maior clássico do thrash metal. Recentemente, entraram, ainda que indiretamente e de forma bem mais moderada, o Anthrax e o Slayer na parada, completando o grupo conhecido como o Big Four do thrash.

Particularmente, gosto mais do estilo do Megadeth (e, consequentemente, de Dave Mustaine) de compor. Alguns clássicos, como Rust in Peace... Polaris e a própria Mechanix são cheios de agressividade, o instinto mais primitivo do thrash. Em contrapartida, o Metallica tem músicas que são perfeitamente thrashers, como Battery (uma das maiores porradeiras do metal) e Ride the Lightning, concatenadas com músicas mais virtuosas, como as simplesmente perfeitas instrumentais Orion e The Call of Ktulu. Apesar disso, ambas as bandas se jogaram demais em um estilo mais pop na década de 1990, como notoriamente nos frequentemente tidos como os piores de cada uma das bandas, o Risk (1999, Megadeth) e o St. Anger (2003, Metallica). Os dois últimos discos de cada uma delas, Death Magnetic (2008, Metallica) e Endgame (2009, Megadeth), a meu ver, são um retorno ao thrash que cada uma delas apresentou em sua era mais clássica. No geral, por ser um pouco mais constante e com um abismo menos profundo, digamos assim, que o Metallica, eu prefiro o Megadeth.

E você, o que acha? Qual das bandas é melhor, o Metallica ou o Megadeth?