terça-feira, 5 de abril de 2011

stratovarius - elysium (2011)

Timo Kotipelto, Jens Johansson, Matias Kupiainen,
Jörg Michael e Lauri Porra




Após a saída do guitarrista e fundador Timo Tolkki, compositor de 95% das músicas do grupo até então, tudo parecia perdido. Sua trajetória é a própria ascensão dos finlandeses do Stratovarius no cenário do metal melódico. Sem querer parecer ingrato ou julgar sua inquestionável genialidade e contribuição ao estilo, meu único recado a ele hoje seria “obrigado por tudo, mas hoje eu pago pra ver o que será da banda sem você”.

Este é o segundo álbum do grupo sem o seu antigo cérebro e parece que eles acertaram a mão. Não chega a ser tão célebre para sua época quanto os Episode (1996) e Visions (1997) e por isso talvez alguns fãs xiitas da banda torçam seus narizes para o trabalho mais recente. Particularmente, encaro com otimismo todas as incursões a que se propôs a banda, incluindo as variações vocais do Timo Kotipelto e a sensibilidade apurada do Jens Johansson nas distorções de guitarra em passagens ora melancólicas, ora velozes.

Tive também a oportunidade de ouvir o mais recente projeto do Tolkki intitulado Symfonia (2011), cujo line-up traz um André Mattos afinadíssimo como sempre e bem menos anasalado. É um trabalho de absoluto respeito, todavia incorre no mesmo erro que calcificou por uma década a obra dos nórdicos: a discografia de Tolkki ganha outra ode a si mesmo com direito a sons de cravo e toda a ladainha deveras conhecida.

É sempre bom ouvir um trabalho de power metal passando longe do estereótipo “salvem a princesa das garras do dragão que se esconde nas masmorras”. Era disso que os Stratovarius precisavam se livrar. Acho que conseguiram.

Track List
1. Darkest Hours
2. Under Flaming Skies
3. Infernal Maze
4. Fairness Justified
5. The Game Never Ends
6. Lifetime in a Moment
7. Move The Mountain
8. Event Horizon
9. Elysium

Você pode baixar o álbum aqui.