sexta-feira, 22 de abril de 2011

scorpions - taken b-side II (2011)



Da esquerda para a direita: Matthias Jabs (guitarrista solo), Rudolf Schenker (guitarrista base), Klaus Meine (vocalista), Paweł Mąciwoda (baixista) e James Kottak (baterista)





Tenho um fanatismo extremo pelos Escorpiões de Hannover. Como descrevi em meu post introdutório, foi a banda que me trouxe ao rock, a primeira do estilo que me despertou interesse. Tamanho fanatismo me proporcionou pesquisar e conhecer fatos e músicas que a maioria desconhece. Seguindo essa proposta, um dos milhões de fãs da banda criou um disco-bootleg, o Taken B-Sides, apresentando várias essas músicas: algumas que foram lançadas como bônus dos discos da banda, outras lançadas em singles e coletâneas. E em uma das conversas casuais de MSN com meu amigo David, igualmente fanzaço da banda, surgiu a ideia: que tal fazer um disco só com raridades? Foi daí que surgiu o Taken B-Sides II, um disco apenas com músicas não lançadas pela banda, com covers de outras bandas, como Alabama Song (The Doors) e My Generation (The Who) e com novas versões de músicas já consagradas pela banda, como Big City Nights e Holiday.

Primeiramente, peço desculpas se o disco peca pela qualidade. Algumas músicas foram retiradas do YouTube, e apresentações ao vivo, gravadas por fãs, e obviamente ficam bem aquém do que se pode considerar de boa qualidade. O David conseguiu mexer em algumas delas, deixando-as um pouco melhores, e eu achei o trabalho muito bom. Depois, trabalhamos na escolha das músicas e no nivelamento de volume entre elas. Finalmente, coube a mim a escolha da ordenação que eu julguei a ideal e a edição das ID Tags, além do upload. E cá está o trabalho, prontinho.

Vamos às músicas. Primeiro, um dueto entre Klaus Meine, vocalista dos Scorpions, e Tobias Sammet, em seu projeto Avantasia, soltando a voz em Dying for an Angel, música lançada no disco The Wicked Symphony, de 2010. Na sequência vem Pretty at Night, uma instrumental que ficou entre as "sobras de estúdio" do conclamado disco Love at First Sting, de 1984. Catch Your Train, na versão unreleased do disco ao vivo Tokyo Tapes, aparece como faixa três. Um jam entre os Scorpions e o Faith No More, My Generation (cover do The Who), vem em seguida, acompanhada do cover do The Doors, a famosíssima Alabama Song.

Segue o disco com Big City Nights, do Love at First Sting, em versão acústica, e Holiday, do disco Lovedrive (1979), com a participação toda especial de Wolfgang Dziony, primeiro baterista da banda. Também do Lovedrive, Always Somewhere vem na sequência, em versão instrumental. A faixa de número 9 é Bridge to Heaven, mais uma nunca lançada, com a participação de Uli Jon Roth, guitarrista que fez história na década de 1970 enquanto esteve na banda - tanto que esta fase dos Scorpions é conhecida entre os fãs como "Era Roth". Jerusalem of Gold é um dueto entre Klaus Meine e a cantora israelense Liel Kolat, lançada em um single homônimo.

A faixa My Love é do italiano Zucchero e executada em um show dos Scorpions de 1999 - um ano depois, Zucchero participaria do disco Moment of Glory, nos vocais de Send Me an Angel. Segue-se Keep the World Safe, mais uma música nunca outrora lançada, e Maybe I Maybe You, do disco Unbreakable (2004), executada apenas no piano. Na sequência, um medley de quatro covers dos Beatles (And I Love Her, Back to Hannover - versão de Back to the USSR -, Yesterday e When I Saw Her Standing There) e Let the Good Times Roll, gravada em um show em Colônia, de 1975.

Pra fechar o disco, New Horizon, outra faixa inédita, Rock My Car que, até onde tenho conhecimento, foi executada uma única vez, no festival Monsters of Rock de 1986, e Doctor Doctor, cover da banda britânica UFO, na qual Michael Schenker, irmão de Rudolf e primeiro guitarrista dos Scorpions, tocou. Finalmente, uma versão ao vivo de The Best is Yet to Come, música que fecha o último disco da banda, Sting in the Tail (2010) e símbolo mor desta nova fase da banda, com ares de despedida em razão da aposentadoria, anunciada ano passado.

Track List
1. Dying for an Angel
2. Pretty at Nite
3. Catch Your Train
4. My Generation
5. Alabama Song
6. Big City Nights
7. Holiday
8. Always Somewhere
9. Bridge to Heaven
10. Jerusalem of Gold
11. My Love
12. Keep the World Safe
13. Maybe I Maybe You
14. Beatles Medley
15. Let the Good Times Roll
16. New Horizon
17. Rock my Car
18. Doctor Doctor
19. The Best is Yet to Come

Faça o download desta álbum aqui.