sexta-feira, 22 de abril de 2011

hammerschmitt - hammerschmitt (1985)


Hans Wolf, Eduard Keller, Andreas Püchel, Ralf Deutscher e Diethard Schmmitt




Essa é mais uma daquelas velharias alemãs que não tiveram o sucesso merecido. Ao passo em que foi extremamente produtiva, a década de oitenta foi cruel com uma série de bandas talentosas. Não há muito que falar a respeito do Hammerschmit senão que seu único registro é simplesmente maravilhoso e valeu todo o esforço de encontrar raridades net afora para achá-los.

Diferente de muitos grupos que abusam da inocência seguidas vezes e não alavancam seu som além daquele feito na garagem de casa, os Hammershmit demonstram maturidade acima da média com músicas inspiradas e bastante apelo comercial. Não é um trabalho inovador e repete uma série de fórmulas que faziam sucesso à época, porém com a competência dos grandes mentores do heavy tradicional.

Por mais que não tenha virtuosismos executados à velocidade da luz ao quadrado, o instrumental do álbum tem muito de Yngwie Malmsteen, desde o ajuste das guitarras, passando pelos casamentos tonais de terça e quinta ordem, até uma simulação caseira do som de órgão ao final de Line of Meredion. O trabalho ganha em riqueza com algumas inversões durante as canções, de tal maneira que uma mesma faixa de curta duração traga dois ou três comportamentos distintos para a banda sem perder a unidade rítmica.

Disco raro e matador, baixem!

Track List

1. Line of Meredian
2. Race to Hell
3. The Devils Cry
4. Big City Action
5. I Go My Way
6. Tears in My Eyes
7. Air Born
8. Victims
9. Bringers of War

Faça o download do álbum aqui.