sexta-feira, 8 de abril de 2011

as 10+ do iron maiden




Que o Eduardo e eu curtimos o Iron Maiden me parece que é absolutamente perceptível (vide o novo design do blog). Não é pra menos: a banda inglesa foi uma das precursoras de um dos maiores movimentos da história do rock, quiçá o maior, a NWoBHM (New Wave of British Heavy Metal, Nova Onda do Heavy Metal Britânico, em tradução literal). Vendeu mais de 85 milhões de discos ao redor do mundo e é conhecida por ter os bangers mais fanáticos do meio rocker. Suas músicas são famosas por abrir mão dos clichês "sex, drugs and rock 'n roll" e buscar uma temática histórica, por muitas vezes baseando-se na literatura, em particular na literatura inglesa, e em fatos históricos, como batalhas, jornadas épicas e imperadores. E, dentre tanta música boa, eu não poderia deixar passar a oportunidade de eleger, na minha opinião, as dez melhores. Vamos a elas:

10- Iron Maiden

A faixa que leva o nome da banda e do disco estampada, claro, não poderia ficar de fora dessa lista. Tem uma agressividade impressionante, mas com toda a melodia dos duetos de guitarra de Dave Murray e Dennis Straton, claro. Fica também o destaque para um mini-solo do poderoso baixo de Steve Harris, em detrimento dos tradicionais solos de guitarra.


9- Seventh Son of a Seventh Son

A música homônima ao sétimo disco de estúdio da Donzela de Ferro, assim como o disco em si, gira em torno da lenda do sétimo filho do sétimo filho, uma criança com os poderes da clarividência enviada à Terra para o bem ou para o mal. O disco é considerado um prosseguimento do seu anterior imediato Somewhere in Time, com a mesma característica conceitual, e é baseado no livro The Seventh Son (O Sétimo Filho), de Orson Scott Card.


8- Flight of Icarus

Flight of Icarus, do disco Piece of Mind, conta a história mitológica de Ícaro, filho de Dédalo. Ambos haviam sido presos na ilha de Creta pelo rei Minos, em castigo a Dédalo por ter entregue a Ariadna, filha de Minos, um novelo de lã, que facilitou a fuga de Teseu do Labirinto que o próprio Dédalo, um notável artesão, havia construído. Dédalo construiu asas de cera para que seu filho pudesse escapar, mas este experimentou voar demasiadamente alto, de forma que o sol derreteu a cera e Ícaro caiu ao mar. É uma das músicas mais famosas da banda também por ter os vocais mais agudos de Bruce.


7- Aces High

Aces High, a primeira faixa do disco Powerslave, conta a história de um piloto da RAF (Força Aérea Real Britânica) em confronto com caças da Luftwaffe alemã durante a Batalha da Grã-Bretanha, ocorrida em 1940. A música inicia-se com o famoso discurso de Winston Churchill, à época primeiro-ministro inglês, ao anunciar o início da Segunda Guerra Mundial.


6- The Clansman

E quem disse que Blaze Bayley não merecia um lugar neste Top 10? The Clansman conta a história de um membro de um dos famosos clãs escoceses, que jura defender sua raça nem que para isso seja necessário sacrificar-se. O refrão "Freedom!" e os solos alternados de Dave Murray e Janick Gers tornam a música um dos maiores clássicos dessa era da banda.


5- Genghis Khan

E que tal uma das excelentes instrumentais da banda? Genghis Khan é dedicada ao líder do povo mongol de mesmo nome, conhecido por ser um excelente guerreiro e um imperador astuto. Destaque para a ferocidade da bateria de Clive Burr e a marcação precisa de Steve Harris e seu lendário baixo Fender Precision azul.


4- The Nomad

Se há uma outra característica que eu acho muito interessante no Iron Maiden é o fato de haver composições que foram tiradas com inspiração em temas que outras bandas jamais ousariam fazê-lo. The Nomad é o exemplo perfeito disso. É uma composição feita nos moldes do rock progressivo, com variações de ritmo, experimentalismos e um longo solo de sir Dave Murray. Simplesmente genial.


3- Rime of Ancient Mariner

Rime of Ancient Mariner, originalmente um poema do escritor inglês Samuel Taylor Coleridge e adaptado por Steve Harris, é a canção que fecha o Powerslave e também a maior composição da banda até hoje, com 13 minutos e 39 segundos de duração. A história fala sobre um marinheiro e a maldição que caiu sobre ele e toda a tripulação de seu barco após ter matado um albatroz, que na verdade era o pássaro da boa nova. Toda a tripulação morre, e o marinheiro fica por sete dias esperando ajuda, até que encontra um velho eremita que o leva à terra firme. Como pena por ter matado o pássaro, o marinheiro é obrigado a viajar pelo mundo e contar sua história em todo lugar que vá.


2- Alexander the Great

O maior imperador da história do mundo antigo, claro, também ganhou uma música em sua homenagem. Alexandre, o Grande, detentor do maior império da história, foi o tema da música que fecha o Somewhere in Time. A música, composta por - pra variar - Steve Harris, aborda as batalhas que Alexandre enfrentou para fazer com que o Império Macedônico se estendesse desde a atual Grécia até o Egito (ao sul) e à Índia (a leste). Esta música nunca foi executada ao vivo. Segundo Nicko McBrain, baterista do Iron, porque é uma música demasiado complicada para se executar ao vivo, com várias quebras de ritmos e solos extensos - mais uma vez, com alguns elementos do progressivo inseridos.


1- Quest for Fire

Vou ser sincero, Quest for Fire não é a minha favorita. Mas tem um motivo para que ela esteja no primeiro lugar dessa lista. A história por trás da música é uma das mais belas sagas do ser humano, ainda em seus primórdios, em busca do fogo, essencial para a proteção. Harris consegue traçar um paralelo perfeito entre a evolução do homem, enquanto ser racional, e a sua busca incessante pelo fogo, algo a ser temido e respeitado tal qual um deus. A melodia da música é bem diferente do Iron Maiden tradicional, com um timbre mais limpo das guitarras, bateria mais cadenciada, baixo um pouco mais exaltado e vocais (estes sim, como sempre) destruidores. Simplesmente genial; algo que só uma banda como o Iron Maiden poderia produzir.


E você, o que acha? Alguma música faltou, ou alguma sobrou? Qual sua opinião acerca da lista?