sexta-feira, 18 de março de 2011

lua cheia de amanhã será a maior em 20 anos




Tenho um fascínio extremo por Astronomia, Cosmologia e, de um âmbito mais generalizado, pelo Universo e suas leis que, gradatim, nós, reles seres mortais, vamos descobrindo - e assim chegando cada vez mais próximos a Deus. Hoje temos um conhecimento tão amplo, sobre o mundo em que vivemos e sobre nós mesmos, que até mesmo o mais otimista entusiasta da ciência de tempos passados não se atreveria a "prever" tais avanços. E é essa mesma ciência tão avançada que nos traz cada vez mais questionamentos sobre nossas origens e, principalmente, sobre o futuro que nos aguarda, provando (como se ainda necessário o fosse) que a roda do conhecimento nunca para de girar, e o seu principal combustíevl é o instinto de curiosidade que nos diferencia das demais espécies vivas.

Mas, ao menos por ora, deixemos de lado todo este lado utópico/surrealista do conhecimento científico e demos espaço a um fato no mínimo curioso que acontecerá durante essa madrugada (de sábado, dia 19/03, para domingo, 20/03). Nosso único e belo satélite natural, a Lua, alcançará o seu perigeu. O que isso significa? Significa que a Lua estará tão próxima da Terra como nunca esteve desde 8 de março de 1993, a meros 356.575 quilômetros de nosso planeta. Obviamente, isso acarretará em um aumento substancial da visão que teremos dela: algo em torno de 14% maior e 30% mais brilhante que em seu apogeu - o oposto do perigeu, ou seja, o ponto mais distante da Lua em relação à Terra. E uma oportunidade dessas é imperdível para os amantes dos fenômenos astrológicos, como eu: um perigeu como esse acontece aproximadamente a cada 20 anos. (Outros acontecem, de uma a seis vezes em um ano, porém são bem menores.)


Imagens da Lua cheia. À esquerda, a Lua em seu perigeu, fenômeno que acontecerá na madrugada do dia 19/03 para o dia 20/03. À direita, a Lua em seu apogeu, justamente o ponto mais distante com relação à Terra. Percebam a enorme diferença de tamanho.

Alguns mais "ortodoxos" apontaram o perigeu lunar como a causa principal do terremoto que sacudiu o Japão no dia 11 deste mês e causou um enorme maremoto que, até o momento, já deixaram quase 7000 vítimas, além do desastre nuclear em Fukushima. Mas é balela: a Lua e seu campo gravitacional modificam apenas o andamento das marés que, como a Lua está mais próxima, passam a ser maiores. Um terremoto, e por consequência o maremoto, são causados por deslocamentos nas placas tectônicas terrestres que flutuam sobre o magma, segundo a teoria formulada em 1912 por Alfred Wegener. Além do mais, como dito anteriormente, perigeus lunares ocorrem várias vezes ao ano - este só vai ser um pouco maior que o comum. Tratou-se apenas de uma infeliz coincidência.

Pra finalizar o post, gostaria de fazê-los um convite. A internet, essa maravilhosa ferramenta que conecta as mais diferentes pessoas dos mais diferentes pontos deste pálido ponto azul, pode servir também como interação entre todos nós. E uma forma que, ao meu ver, seria extremamente interessante de fazê-lo seria que todos nós, nem tão contribuidores e nem tão assíduos leitores deste blog, tirássemos fotos dos mais diferentes pontos do país deste evento tão único, do qual só poderemos nos deleitar novamente daqui a sabe-se lá quanto tempo. As fotos podem ser enviadas a meu e-mail pessoal (acristian.deoliveira@gmail.com) e depois postadas aqui no blog, com os devidos créditos aos autores. Para fins de organização, eu gostaria de pedir que seguissem o seguinte roteiro:

Assunto: Perigeu Lunar
Mensagem: Nome e cidade onde mora


Espero que vocês tenham gostado da sugestão e que, claro, abraçem a ideia! Abraços, amigos!