domingo, 13 de março de 2011

ayreon - the human equation (2004)


Arjen Lucassen, idealizador do projeto Ayreon

Quando se fala em determinada banda, a primeira e mais inocente pergunta que costuma vir à cabeça é: qual é o estilo? Deve ser quase impossível um grupo de músicos se juntar para criar um trabalho novo sem pensar no estilo adotado. As mensagens contidas precisam de um estilo para ser expostas e para que o ouvido entenda. O ponto fundamental dessa abordagem é que as pessoas costumam também buscar coisas para ouvir com forte tendência de gênero.

Ayreon é um projeto de metal progressivo e sinfônico que inverte essa ordem e fornece um paradigma ligeiramente distinto do habitual; não poupa esforços em flertar com uma série de gêneros distintos para que suas ideias ganhem em qualidade e representatividade.

The Human Equation relata o episódio de um homem apenas identificado como Me (Eu) que está em coma num hospital, após ter sofrido um acidente de carro em plena luz do dia e sem nenhum outro veículo por perto. Tais circunstâncias intrigam sua esposa Wife e seu melhor amigo Best Friend, que aguardam por reações de Me enquanto fazem vigília. O ouvinte é convidado a lentamente reconstruir a memória de Me a partir de fatos e diálogos com sentimentos personificados: reason, love, passion, fear, agony, pride e rage.

As vinte faixas são, na verdade, os vinte dias em que a história se passa. Dentro de uma só faixa é possível ouvir a tradicional sonoridade do metal associada a corais uníssonos, ecos do tipo cânone, teclados, violões, rabecas e flautas. Ao todo onze cantores interpretam cada qual um personagem em tons discursivos e diálogos típicos da ópera. As distorções e mixagens a la Pink Floyd fornecem todo o campo intimista, denso e psicológico em que a história se desenvolve. Baita álbum!

Track List
1. Day One - Vigil
2. Day Two - Isolation
3. Day Three - Pain
4. Day Four - Mistery
5. Day Five - Voices
6. Day Six - Childhood
7. Day Seven - Hope
8. Day Eight - School
9. Day Nine - Playground
10. Day Ten - Memories
11. Day Eleven - Love
12. Day Twelve - Trauma
13. Day Thirteen - Sign
14. Day Fourteen - Pride
15. Day Fifteen - Betrayal
16. Day Sixteen - Loser
17. Day Seventeen - Accident
18. Day Eighteen - Realization
19. Day Nineteen - Disclosure
20. Day Twenty - Confrontation

O álbum pode ser baixado aqui.